terça-feira, 29 de junho de 2010

Lizzie tem de comer de 15 em 15 minutos para manter-se viva


Lizzie Velasquez chega a comer oito mil calorias por dia

Lizzie Velasquez tem 21 anos, mede 1,57 metros e pesa cerca de 26 quilos. Por dia, faz mais de 60 pequenas refeições altamente calóricas, mas sofre de um síndrome que a impede de ganhar massa gorda.

Lizzie Velasquez tem praticamente 0% de gordura no corpo mas não é anorética. Sofre de uma síndrome rara que a impede de ganhar peso: para manter-se saudável tem de comer de 15 em 15 minutos.

Ao todo, a norte-americana de 21 anos - que mede 1,57 metros e pesa cerca de 26 quilos - chega a fazer mais de 60 pequenas refeições por dia. "Eu como a cada 15 ou 20 minutos para manter os meus níveis de energia elevados. Consumo pequenas doses de batatas fritas, doces, chocolate, pizza, frango, bolos, gelados, massas e tortas durante todo o dia", revelou em entrevista ao jornal "The Sun", acrescentado que fica "muito chateada quando as pessoas pensam que sofre de anorexia".

O estranho caso de Lizzie Velasquez

O caso de Lizzie tem fascinado a comunidade científica, que já pediu a sua colaboração para um estudo genético dirigido pelo professor Abhimanyu Garg, da Universidade de Texas.

Os exames realizados revelam que Lizzie pode ter uma forma de Síndrome Neonatal de Progeróides , que provoca envelhecimento precoce, perda de gordura da cara e do corpo e degeneração de tecidos.

Embora ainda "sem qualquer previsão sobre o que poderá ser o futuro da jovem", o professor Abhimanyu Garg continua a analisar antigos casos de pessoas com a mesma síndrome em buscas de respostas. Por agora, a conclusão é positiva: "Ela tem sorte de ainda ter dentes, ossos e órgãos saudáveis. A perspetiva é boa. Continuaremos a estudar seu caso e aprender com ela".

A história de um nascimento prematuro

O pouco peso de Lizzie foi um marco na sua vida desde o primeiro minuto em que viu a luz: nasceu quatro semanas antes do tempo, pesando pouco mais que um quilo. À sua mãe os médicos afirmaram não ter ideia de como ela poderia sobreviver, uma vez que houvera um problema com o líquido amniótico.

Lizzie foi sobrevivendo, mas as previsões dos médicos continuavam negras: era certo que a bebé nunca viria a ser capaz de andar, falar ou ter uma vida normal. Apesar de tudo, a atual estudante de Comunicação foi crescendo sem problemas de desenvolvimento dos ossos e órgãos internos.

Os irmãos de Lizzie, Chris, de 12 anos, e Marina, de 15 anos, são ambos de estatura e peso normais.

Em setembro deverá ser publicado um livro onde Lizzie Velasquez conta a sua experiência de vida.



fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário