sábado, 31 de julho de 2010

Filhote de leopardo raro passa por check-up na Alemanha


Restam apenas 44 leopardos de Amur a viver em liberdade

Um filhote de leopardo de Amur (Panthera pardus orientalis) passou por um check-up médico nesta quinta-feira no zoológico de Leipzig, na Alemanha. A fêmea nasceu no dia 24 de Junho, tem 2,8 kg e está bem. A subespécie é rara - restam apenas 44 animais que vivem em liberdade. As informações são da agência EFE.

Segundo o WWF, a situação do leopardo de Amur é complicada devido à perda de seu habitat e do conflito com humanos. A subespécie, ao contrário de seu "primo" mais conhecido que vive na savana africana, pode ser encontrada no leste asiático, principalmente na Rússia.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), classificou o animal como "criticamente ameaçado".

Características físicas

Ainda de acordo com o WWF, o leopardo de Amur tem várias características que a distinguem de outros felinos. O pelo, por exemplo, tem 2,5 cm no verão, mas, no inverno, chega a 7 cm de comprimento. Além disso, a pelagem fica clara com o frio e nas estações mais quentes fica mais amarela e avermelhada.

As rosetas da subespécie são maiores que a maioria dos leopardos e têm bordas grossas. As pernas também são mais curtas, o que os cientistas acreditam ser uma adaptação para caminhar na neve. Machos adultos têm, em média, entre 32 kg e 48 kg, mas podem chegar a 75 kg. As fêmeas normalmente pesam entre 25 kg e 43 kg.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário