quinta-feira, 29 de julho de 2010

Segurança reforçada por melhor identificação dos sites


A agência norte-americana responsável pela gestão da Internet e pelos nomes de domínios (Icann) anunciou quarta feira ter desenvolvido uma melhoria "substancial" na segurança na Internet, impedindo os ciber-criminosos de utilizar falsos sites para enganar internautas.

Desenvolvido em parceria com a empresa especializada em segurança na Internet Verisign e com o departamento norte-americano do Comércio, este sistema atribui aos sites uma identificação encriptada que prova que são legítimos.

O sistema impedirá a existência de sites similares a sites reconhecidos, mas que incitam os internautas a fazer o download de vírus ou a revelar dados pessoais.

"É sob todos os pontos de vista uma evolução histórica", declarou o director do Icann, Rod Beckstrom, durante a apresentação deste instrumento numa conferência sobre a segurança em Las Vegas.

"Esta segurança melhora as coisas para qualquer pessoa que utiliza um computador e isso significa muito para nós", acrescentou.

O sistema "Domain Name System Security Extensions" (DNSSEC) acrescenta simplesmente um código secreto e específico a cada endereço da Internet.

Assim as aplicações utilizadas actualmente na Internet poderão assegurar-se que um site é efectivamente aquele que deve ser, explicou Dan Kaminsky, um especialista em segurança virtual.

Motores de busca como o Google podem, por exemplo, ser capazes de dizer se a página de identificação de um banco é, ou não, autêntica.

"Quando um cliente recebe um e-mail de um banco, deve estar certo que provem de um banco", sublinhou Dan Kaminsky.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário