terça-feira, 24 de agosto de 2010

ADN de quem limpou maré negra do Prestige alterou-se


O Prestige foi o maior desastre petrolífero que ocorreu na costa espanhola

Os pescadores que participaram nas operações de limpeza da pior maré negra que atingiu as costas espanholas, a causada pelo naufrágio do petroleiro Prestige, em 2002, ao largo da Galiza, apresentam modificações no seu ADN e problemas pulmonares, conclui um estudo publicado na revista científica norte-americana Annals of Internal Medicine.

O estudo, feito por cientistas espanhóis entre Setembro de 2004 e Fevereiro de 2005, em 501 das cerca de 30 mil pessoas que participaram na limpeza e 177 que não o fizeram, mostra “alterações cromossómicas nos linfócitos”, células do sistema imunitário, daqueles que estiveram em contacto com o crude, relata a agência AFP.

As modificações no ADN verificadas podem causar “um risco acrescido de vir a desenvolver cancro”, escrevem os cientistas. No entanto, “o estudo não prova que a exposição ao petróleo causou estas anomalias”, ressalvam, nem “estas conclusões podem ser usadas para prever os efeitos outras marés negras, como a do Golfo do México, sobre as pessoas que sejam expostas”, prosseguem.

Apelam, no entanto, a “um acompanhamento sistemático” da saúde dos participantes na limpeza das marés negras.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário