quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sismos sentidos perto de onde estão 33 mineiros presos


Abalos não afectaram a mina. Trabalhadores já perderam dez quilos desde 5 de Agosto

As autoridades chilenas registaram ontem dois pequenos sismos (de intensidade 4,1 e 5,1 graus na escala de Richter), que foram sentidos junto à mina de São José. Os abalos não desencadearam qualquer alerta no local, onde continua a preparação para o início da perfuração do túnel vertical que permitirá a libertação dos 33 mineiros presos há 21 dias.

Os mineiros, que já terão perdido dez quilos, alimentam-se agora com latas de uma preparação com sabor a chocolate e framboesa. As latas têm 40 centilitros, tendo os médicos pedido para serem bebidas lentamente, 10 centilitros a cada seis horas, segundo o jornal La Tercera. Alimentos sólidos só dentro de três ou quatro dias.

Entretanto, está a ser preparada uma dieta específica para cada um dos mineiros, de acordo com as respostas que deram ao questionário médico. Estes devem consumir 1500 calorias diárias durante os cerca de quatro meses que se calcula que ainda devem permanecer na mina, a quase 700 metros da superfície.

Toda a alimentação, assim como medicamentos, água ou cartas das famílias, é enviada através da sonda "paloma" (pombo). Os mineiros não estão contudo parados à espera do que lhes chega da superfície, trabalhando por turnos.

Foi-lhes pedido que desenhem um mapa do local onde estão, assinalando a área de descanso, de trabalho e para detritos. Além disso, devem enviar amostras da água que estão a consumir, e que escorre das paredes, para garantir que é potável ou pode ser tratada com cloro. Na mina a temperatura situa-se entre os 32 e os 36 graus. Está ainda a ser construído um canal por onde deverá depois ser injectado oxigénio, para melhorar a qualidade do ar no interior.

"Senhor Presidente, precisamos que sejam fortes, que nos socorram o mais rapidamente possível e que não nos abandonem", disse o líder do grupo de mineiros, Luis Urzula, numa conversa telefónica com Sebastián Piñera, na terça- -feira à noite. O Presidente chileno respondeu dizendo que está a de-senvolver todos os esforços necessários para os tirar de lá. "Vamos bater a todas as portas, procurar por todo o tipo de tecnologia e equipamento, todos os peritos, para vos tirar daí com vida", disse Piñera, não explicando que tal operação poderá levar quatro meses. Além disso, o Presidente também tranquilizou os mineiros explicando-lhes que está a cuidar das famílias à superfície.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário