quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equipa de Coimbra esclarece reparação de danos cerebrais


Um estudo que incluiu investigadores da Universidade de Coimbra permitiu elucidar a acção do óxido nítrico na proliferação de células estaminais neuronais, com aplicação potencial na reparação de lesões do cérebro.

Os cientistas procuram tornar mais eficiente a regeneração a partir de células estaminais neuronais, na sequência de lesões cerebrais, e o conhecimento do mecanismo do óxido nítrico é crucial. A equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, liderada por Inês Araújo, trabalhou com a Universidade de Lund, na Suécia, tendo publicado o seu estudo na revista especializada Stem Cells.

O estudo propõe um mecanismo que regula a acção potenciadora do óxido nítrico na proliferação das células estaminais neuronais, que ajudam a recuperar as áreas atingidas pelas lesões.

O óxido nítrico é produzido no cérebro em condições de inflamação e admitia-se que fosse um obstáculo à proliferação das células. Mas, nas condições testadas, o óxido nítrico estimulou a proliferação, quando a concentração foi reduzida. Estes dados ganham relevância sabendo-se que as futuras estratégias no tratamento de lesões cerebrais, por exemplo no caso de traumas ou de Alzheimer, passam por transplantes de células estaminais e pela promoção da sua proliferação nas zonas onde houve degeneração.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário