quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gelo do Ártico poderá desaparecer totalmente na segunda metade do século


Degelo no Árctico tem-se acentuado

O gelo do Ártico poderá desaparecer totalmente na segunda metade do século XXI, alertou hoje o diretor do Observatório Geofísico Voeikov da Rússia, Vladimir Kattsov.

No fórum internacional sobre o futuro do Ártico, que começou hoje em Moscovo, Kattsov afirmou que a superfície de gelo da região foi reduzida ao mínimo histórico, segundo as recentes observações por satélite.

De acordo com o especialista, o degelo provocará um aumento significativo do nível do mar em todo o mundo, podendo causar inundações em ilhas e territórios costeiros, assim como a destruição de ecossistemas e o desaparecimento de inúmeras espécies.

“A temperatura média do Ártico russo cresceu duas vezes mais rápido do que o resto da Terra nos últimos 100 anos”, afirmou o assessor da presidência russa para a mudança climática, Alexander Bedritski, adiantando que “o derretimento dos gelos eternos já afeta a vida económica da região ártica russa”.

Ambientalistas e políticos de todo o mundo participam até quinta feira no fórum internacional sobre o futuro do Ártico com o objetivo de debater os efeitos das mudanças climáticas e os interesses internacionais nessa zona.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário