quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Morrem após concurso para encontrar maior bêbedo


Cinco pessoas morreram na vila de Alto Molócué, província moçambicana da Zambézia, supostamente intoxicadas por uma bebida alcoólica e depois de terem participado num concurso denominado "Quem é o maior bêbedo".

Segundo a Rádio de Moçambique, as cinco vítimas beberam uma aguardente  da marca Rhino Gin, que terá sido fabricada na vizinha província de Nampula. Os agentes da empresa fabricante organizaram o concurso para promover a bebida no Alto Molócué e as mortes deram-se a seguir, tendo todas as vítimas participado na iniciativa.

No concurso, cada um dos concorrentes recebia cinco garrafas da bebida,  com direito a prémio para quem conseguisse beber tudo. Alguns dos concorrentes morreram logo a seguir, outros a caminho de casa e alguns dias depois.

Após tomar conhecimento do sucedido, o Governador da província da Zambézia, Itai Meque, criou uma comissão para averiguar os factos e proceder à identificação dos promotores do concurso, diz tambéma Rádio de Moçambique.  

Em Moçambique, sobretudo nas cidades de Maputo e Matola, existem algumas  unidades produtoras de bebidas de elevado teor alcoólico e de qualidade duvidosa, denunciadas pelas comunidades como sendo responsáveis por comportamentos anti-sociais entre as camadas mais jovens.  

Autoridades que lidam com campanhas de prevenção e combate à SIDA consideram que esse tipo de bebidas contribui para a promiscuidade sexual entre os jovens consumidores, pois, sob o seu efeito, descuidam-se nas relações sexuais ocasionais, não utilizando os preservativos.


Sem comentários:

Enviar um comentário