sábado, 25 de setembro de 2010

Panasonic cria robô que lava a cabeça de pessoas

Inventado para ajudar pacientes em hospitais, ele será apresentado em Outubro em Tóquio

Várias correntes da medicina e enfermagem lutam pelo tratamento mais humanizado em hospitais, enquanto a Panasonic divulga sua nova invenção: um robô feito para lavar a cabeça de pacientes incapazes.

O produto será apresentado em uma feira de reabilitação (International Home Care & Rehabilitation Exhibition 2010) em Outubro, em Tóquio, segundo o Engadget.


Robô que lava as cabeças das pessoas

A máquina, projectada para atender principalmente a idosos com mobilidade reduzida, faz um mapeamento da cabeça dos pacientes para oferecer uma lavagem personalizada.

Com seus 16 "dedos" robóticos, ela oferece uma pressão suave para aplicar champô e condicionador e pode até massagear o couro cabeludo – uma coisa que a pressa e a falta de funcionários de hospitais e clínicas pode impedir que seja realizada com frequência.

O robô ficaria acoplado à uma cama mecânica que poderia virar uma cadeira de rodas. Apesar de não ter o contacto humano, pode ser uma boa opcção para países como o Japão, onde a expectativa de vida é alta e o número de idosos cresce.


Sem comentários:

Enviar um comentário