terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relíquias encontradas na arrecadação de primeiro-ministro iraquiano


Mais de 600 artefactos que tinham sido contrabandeados para fora do Iraque, recuperados e perdidos novamente foram agora encontrados na arrecadação do gabinete do primeiro-ministro iraquiano.

Entre peças de joalharia e figuras em bronze, os 638 artefactos incluem relíquias de algumas das civilizações mais antigas do mundo. As peças tinham sido deslocadas do Museu Nacional de Bagdad pelos militares americanos após a invasão de 2003. Com a formação do governo iraquiano, o exército entregou-as no ano passado ao gabinete do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, que as guardou no sítio 'errado' e as 'esqueceu'.

No rescaldo da invasão de 2003, os museus e sítios arqueológicos iraquianos foram saqueados por contrabandistas de arte e muitas dessas peças acabaram por sair do país e foram engrossar colecções particulares. Os espólios que foram roubados e destruídos do Museu Nacional pertenciam às civilizações da Mesopotâmia que datam de cerca de 7 mil anos atrás - Babilónios, Sumérios e Assírios.

Apenas uma pequena fracção do espólio roubado foi até agora recuperado. Até ao momento, apenas 5 mil peças regressaram ao Iraque. No entanto, mais de 15 mil  continuam desaparecidas.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário