sábado, 25 de setembro de 2010

Rússia informa adiamento de regresso da nave Soyuz à Terra


Astronauta dos EUA Tracy Caldwell Dyson (à direita) aguarda a chegada de notícias sobre a aterragem da nave Soyuz TMA-18 no Aeroporto Zhezkazgan. O regersso à Terra da nave espacial tripulada Soyuz TMA-18 foi adiada pelo menos até amanhã


Nave Soyuz TMA-18

O regresso da nave tripulada Soyuz TMA-18 à Terra foi adiado pelo menos até este sábado, após o fracasso nesta sexta-feira da operação de desenganche da Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"O desenganche da ISS estava previsto para as 5h35 pelo horário de Moscovo (22h35 de Brasília). No entanto, a revisão prévia detectou erros nos sistemas automáticos", disse à agência Interfax um porta-voz do CCVE.

A bordo da Soyuz deviam regressar à Terra os cosmonautas russos Aleksandr Skvortsov, Mikhail Kornienko e a astronauta da Nasa Tracy Caldwell-Dyson.

Segundo a agência espacial russa, Roscosmos, a manobra de separação da nave tripulada foi abortada por um falso alarme sobre a vedação da Soyuz.

"Realizamos todas as revisões necessárias, que confirmam que o hermetismo da nave é total, o que é actualmente o que mais importa", disse o director da Roscosmos, Anatoli Perminov, em entrevista colectiva transmitida pelo canal de notícias Russia 24.

Perminov explicou que os resultados preliminares da análise técnica mostram que o computador central de bordo recebeu um sinal errado de falta de hermetismo quando foram fechadas as escotilhas da Soyuz e do ponto de engate da ISS.

O director acrescentou que, apesar das revisões mostrarem que tudo está em ordem, para ter a certeza absoluta que não há problemas, foi tomada a decisão preliminar de adiar o desengate para este sábado.

"Não devemos ter pressa, o mais importante é garantir a segurança da tripulação", afirmou. Este é o segundo incidente em menos de três meses com uma nave russa que se acopla ou desengata da ISS. Em 4 de Julho fracassou a manobra de acoplamento da nave de carga Progress M-06M, devido a erros de seus sistemas automáticos de aproximação e engate.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário