sábado, 16 de outubro de 2010

Governo dos EUA monitora Facebook de pessoas suspeitas


Serviço de imigração e cidadania dos EUA usa sites de relacionamento para descobrir fraudes

Os serviços de inteligência do governo dos Estados Unidos monitoram as actividades de pessoas suspeitas de crimes e fraudes nas redes sociais, de acordo com memorando divulgado por ONG que luta pelas liberdades civis na web.

Segundo um memorando do Serviço de Imigração e Cidadania, divulgado pela ONG Electronic Frontier Foundation (EFF), o órgão aproveita-se das "tendências narcisistas de muitas pessoas" para detectar fraudes nos pedidos de cidadania norte-americana e benefícios.

O suposto documento é de Maio de 2008 e foi libertado em 13 de Outubro deste ano pela EFF. De acordo com a ONG, o documento sugere que funcionários do Serviço de Imigração viram "amigos" de pessoas sob suspeita via sites de relacionamento mais usados no país, como MySpace, Facebook e Hi 5. O documento não deixa claro quais seriam os critérios para definição de quem é suspeito de fraude ou se o agente deveria identificar-se antes do pedido de amizade.

O memorando ainda tem uma postura ingênua sobre sites de relacionamento, assumindo que tudo o que os utilizadores dizem lá seja verdade. Por exemplo, para identificar um falso casamento com o objectivo de receber o Greencard, documento de permanência nos EUA, não basta olhar para o status de relacionamento da pessoa, já que muita gente não actualiza esse campo.

A EFF, em parceria com a Samuelson Clinic, um grupo da Universidade da Califórnia que representa interesse públicos ligados a tecnologia e legislação, vem recolhendo um série de evidências da vigilância popular online exercida pelo governo dos Estados Unidos. Recentemente, divulgaram que o Departamento de Segurança monitorou sites de relacionamento na posse de Obama para analisar a comunicação pública durante o evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário