sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Homens usavam ferramentas afiadas há 75 mil anos


Ferramenta afiada encontrada na caverna Blombos

Pesquisa mostra que a habilidade estava presente 55 mil anos do que o imaginado.

A capacidade humana de fazer ferramentas afiadas é bem mais velha do que se imaginava. Uma equipa liderada por Paola Villa, da Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos, encontrou este tipo de artefactos na caverna Blombos, na África do Sul. O resultado da pesquisa foi publicado nesta quinta na revista Science.

As ferramentas são da Idade da Pedra Lascada é retrocedem em 50 mil anos a data inicial do uso deste tipo de artefactos por seres humanos. A tecnologia permitia fazer pontas afiadas e pode ter dado ao homem desta região, segundo os investigadores, uma vantagem competitiva quando eles migrarão para fora da África há cerca de 60 mil anos.

Para criar os artefactos, o homem primeiramente usava ferramentas similares ao martelo para dar à eles um formato inicial e depois, com um osso de animal ou outro material, fazia pressão na ponta para afiá-lo. “A aplicação desta técnica inovadora permitiu um maior controle na hora de desbastar, resultando em pontas mais finas, estreitas e afiadas em artefactos de duas faces”, afirmam os investigadores no artigo.

Antes da descoberta na caverna de Blombos as evidências mais antigas desta tecnologia eram de cerca de 25 mil anos atrás na França e na Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário