quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mamíferos têm mesmo número de vértebras cervicais, excepto as preguiças


Pesquisa de cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, aponta que quase todos os mamíferos, do rato à girafa, passando pelo homem, têm sete vértebras cervicais, excepto a preguiça, com dez vértebras, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Estes mamíferos são realmente únicos, já que os vários tipos de preguiça têm exatamente o mesmo número de vértebras no pescoço, destacam os cientistas.

Ao contrário dos mamíferos, aves e lagartos apresentam grande variedade no número de vértebras cervicais, e um cisne pode ter até o dobro de vértebras de um pardal. Os investigadores examinaram o desenvolvimento dos ossos da coluna vertebral, das extremidades e do peito da preguiça e concluíram que estes animais desenvolveram um esqueleto único do pescoço.

Após analisar o desenvolvimento da coluna vertebral nas preguiças, os cientistas descobriram que a parte do esqueleto que durante muito tempo acreditou-se ser a caixa toráxica destes animais é, de facto, análogo à parte inferior do pescoço. Em outras palavras, as vértebras da parte inferior do pescoço das preguiças têm sequência similar às vértebras da caixa toráxica superior dos demais mamíferos.

A pesquisa, publicada nesta segunda-feira no Proceedings of the National Academy of Sciences, revela que as vértebras do "pescoço" inferior das preguiças desenvolveram-se como as vértebras das caixas toráxicas dos outros mamíferos, mas só que sem as costelas.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário