sábado, 16 de outubro de 2010

Ruídos afetam gosto de comida, diz estudo

Investigadores descobrem que paladar é prejudicado quando há barulho de fundo

Já percebeu que não importa o que aconteça, até seu prato predileto fica com um gosto horrível dentro de uma avião? As críticas à comida de avião motivaram os investigadores do laboratório da Unilever na Universidade de Manchester a estudar a influência do barulho na percepção do sabor dos alimentos.

A pesquisa, divulgada na Revista Food Quality and Perception, mostrou que sentimos menos os sabores quando há muito ruído.


Os investigadores deram biscoitos doces e salgados para 48 voluntários comerem enquanto escutavam um ruído contínuo e depois em silêncio. O resultado mostrou que os estudados sentiam menos os sabores doce e salgado enquanto ouviam o barulho de fundo. Ao mesmo tempo, com o som, eles sentiam mais a crocância dos alimentos.

A suposição dos cientistas para explicar o fenómeno é que quando o barulho de fundo é alto, nossa atenção é desviada para ele e nos "esquecemos" da comida. Eles também trabalham com a hipótese de que o facto das pessoas gostarem do que estão ouvindo pode influenciar na percepção dos gosto e pretendem continuar o estudo. Enquanto isso, em voo, a dica é ter sempre um mp3 player com as músicas favoritas.


Sem comentários:

Enviar um comentário