terça-feira, 23 de novembro de 2010

Arqueólogos mapeiam cavernas históricas de Nottingham


Utilizando um scanner a laser, equipa de arqueólogos está a produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de cavernas artificiais da cidade de Nottingham


A imagem mostra um pilar dentro de um túnel; o local era usado para a produção de malte

Uma equipa de arqueólogos da cidade de Nottingham, no centro da Inglaterra, está usando um scanner a laser para produzir imagens tridimensionais de uma famosa rede de cavernas artificiais da cidade.

Até agora eles documentaram 35 das 140 cavernas acessíveis, escavadas a partir da Idade Média. O projecto começou em Março de 2010. "Nós registamos um grande número de cavernas nesse período, com diferentes idades e usos", diz o arqueólogo David Walker.

As cerca de 450 cavernas de Nottingham foram exploradas de diferentes formas ao longo dos anos, sendo usadas como calabouços, depósitos de cerveja, fossas e abrigos antiaéreos.

O mapeamento, que deve durar dois anos e custar 250 mil libras (cerca de R$ 688 mil), está sendo financiado pela Universidade de Nottingham e pelo English Heritage, um órgão público responsável pelo património histórico inglês. "As cavernas revelaram uma parte importante da história de Nottingham por cerca de mil anos", disse Walker.

A equipa de dois arqueólogos em tempo integral pode fazer um scaner de uma caverna simples num dia, e as informações levam dois dias para serem processadas. Cavernas maiores levam mais tempo.

O trabalho deve ser concluído em 2011. Todas as informações e imagens serão publicadas na internet no endereço http://www.nottinghamcavessurvey.org.uk/.


fonte: terra / BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário