quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arquitetos desenham a cidade do futuro: na Lua




Concurso reuniu mais de 100 projectos vindos de todo o mundo

A Lua há muito tempo teve grande importância como o próximo local lógico para a expansão humana, uma fronteira ainda pouco explorada, mas visível durante toda a história humana. Com a recente descoberta de um volume significativo de água na superfície lunar, a ideia de o satélite ser habitável tornou-se muito mais plausível. Imaginemos o ano de 2069, exatamente um século após o primeiro pouso lunar. A colónia foi finalmente construída. O que os moradores de lá precisam para sobreviver e desfrutar de sua nova vizinhança?

O concurso foi patrocinado pela SHIFTBoston, organização dedicada ao futuro do ambiente urbano, junto com o Google Lunar X PRIZE e o Johnson Space Center (JSC), entre outros.

Mais de 100 projectos vieram de todo o mundo. Alguns projectistas construíram cidades inteiras com descrições detalhadas de como satisfazer as necessidades dos habitantes. Outros adoptaram uma abordagem mais fantástica, projetando espaços esportivos ou sugerindo a modificação do DNA para criar organismos mais capazes de funcionar em um ambiente extraterrestre.

O objectivo, segundo os patrocinadores e jurados, era inspirar uma nova geração a transferir sua criatividade para o céu, e talvez, chegar a visões que podem inspirar os engenheiros e arquitetos. "É uma grande oportunidade de sonhar", diz jurado Guillermo Trotti, arquiteto que trabalhou extensivamente com a Nasa em projetos como a Estação Espacial Internacional. "As missões começam com sonhos, e todo o futuro da Nasa está nos sonhos das pessoas."

Os projectos vencedores passarão a fazer parte de uma exposição no JSC e em um local a ser decidido, em Boston.


Sem comentários:

Enviar um comentário