domingo, 28 de novembro de 2010

Cientistas dos EUA pedem retomada da produção de plutónio para naves espaciais


A Cassini, no sistema de saturno, usa geradores com plutónio. O plutónio 238 é necessário para missões que não podem depender apenas de energia solar.

O Comité Consultivo de Astronomia e Astrofísica da Fundação nacional de Ciência dos EUA enviou carta ao governo americano e ao comando da Nasa pedindo atenção para a necessidade de retomada rápida da produção de plutónio 238.

Esse isótopo é usado para gerar energia para sondas espaciais enviadas para além da órbita de Marte, uma região do espaço onde a energia solar não é mais suficiente para manter os equipamentos a funcionar.

Os cientistas temem que uma disputa sobre quem deve pagar pela produção - se o Departamento de Energia do governo federal ou a Nasa - atrasem demais o reinício da criação do isótopo. A verba necessária é de US$ 30 milhões (22.647.000 EUR).

Na carta, o comité manifesta "preocupação" com a demora na retoma, que pode, de acordo com os autores, "não só prejudicar a capacidade dos EUA de conduzir missões planetárias ao Sistema Solar exterior, mas também impedir o desenvolvimento e implementação de futuras missões astrofísicas" no espaço profundo, além da órbita terrestre.

fonte: Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário