quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cientistas transformaram fotões num estado quântico da matéria


O superfotão pode ser uma fonte de lasers ultravioleta 

Cientistas da Universidade de Bona, na Alemanha, criaram o quinto estado da matéria, o condensado de Bose-Einstein, usando fotões — algo que em teoria era possível, mas que só se tinha feito com átomos.

A forma como criaram este superfotão, que pode ser útil para aumentar a eficácia de lasers, microchips e painéis solares é descrita na revista "Nature" desta semana.

O condensado de Bose-Einstein é uma fase quântica da matéria. Se os átomos de alguns elementos químicos forem arrefecidos até temperaturas próximas do zero absoluto, verificam-se efeitos quânticos: começam a comportar-se como um único superátomo. Até agora, não se tinha conseguido fazer isto com partículas de luz (fotões) porque, à medida que a temperatura desce, o número de fotões diminui.

Mas a equipa de Martin Weitz conseguiu resolver os problemas práticos usando uma armadilha de luz, que envolve dois espelhos curvos e uma tinta vermelha, para alcançar um ponto de equilíbrio térmico.

A luz semelhante a laser emitida por destes superfotões é do espectro ultravioleta. E isso seria uma vantagem, em comparação com os lasers actuais. “Não somos capazes, hoje em dia, de produzir lasers com um comprimento de onda muito curto, ou seja, no ultravioleta ou no raio X”, explicou Jans Klärs, um membro da equipa, citado num comunicado de imprensa da Universidade de Bona.

Mas ter uma fonte de luz que operasse nesses comprimentos de onda teria grandes vantagens, poderia ajudar a miniaturizar ainda mais os aparelhos electrónicos, criando microchips mais complexos do que os que se conseguem criar com lasers de luz visível.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário