terça-feira, 30 de novembro de 2010

EUA nem precisaram de fazer pressão para 'travar' caso CIA em Portugal


A eurodeputada Ana Gomes disse hoje acreditar que os Estados Unidos nem terão tido necessidade de exercer pressões para travar as investigações sobre os voos da CIA em Portugal, já que as «pressões internas» foram suficientes.

Ana Gomes reagia, em declarações à Agência Lusa, às notícias divulgadas em Espanha, com base em documentos divulgados pelo Wikileaks, sobre pressões que Washington terá exercido sobre Madrid para travar processos em curso contra militares ou políticos norte-americanos, como a polémica sobre os voos dos serviços secretos norte-americanos CIA para transferência ilegal de suspeitos de terrorismo.

Segundo a eurodeputada portuguesa, que esteve na origem da investigação aberta em Portugal, e entretanto arquivada pela Procuradoria-Geral da República, «em Portugal nem terá sido preciso os americanos pressionarem», pois «infelizmente, a pressão terá sido interna» e teve os seus frutos, designadamente o arquivamento do processo, que classificou como «um favor político».

Questionada sobre quem terá exercido as pressões e beneficiado de uma decisão politicamente orientada, Ana Gomes limitou-se a dizer que terá partido de «quem estaria envolvido» no caso dos voos.

A eurodeputada socialista disse acreditar que Portugal não foi um caso isolado, nem tão pouco as autoridades norte-americanas foram as únicas a exercer pressões para esconder a verdade sobre o caso dos voos da CIA, já que «vários governos europeus foram os primeiros a pressionar», no sentido «de que não fosse revelada» a verdade.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário