terça-feira, 30 de novembro de 2010

Revelada parte de código de escultura na sede da CIA


À porta do quartel-general da CIA encontra-se uma escultura de nome Kryptos que contém um dos segredos que mais têm obcedado a comunidade de criptógrafos e amantes da criptografia.

O criador da escultura Kryptos - que significa 'escondido' em grego - deu uma dica importante para ajudar aqueles que se estão a dedicar a quebrar o código. Revelou que seis das 97 letras que constam da secção final secção formam a palavra 'Berlim'.

Os três primeiros códigos foram descobertos em 1998, oito anos depois de a escultura ter sido erigida no então quartel-general da CIA em Langley, Virignia.

De acordo com o artista que criou a obra, Jim Sanborn, o quarto e o código final são os mais difíceis de descobrir.

Sanborn afirmou que existem várias razoes para ter revelado esta pista neste momento. Por um lado porque, tem que ver com o facto de o mês de Novembro ser o mês do seu aniversário, por outro lado confessa que se sente «cansado do número crescente de pessoas que o contactam e que reclamam terem descoberto o código».

Esta revelação vem agitar o mundo dos amantes deste tipo de puzzles e estabelecer novas direcções para as suas pesquisas.

Apesar de reconhecer que o código não é facil, Sanborn diz-se surpreso por as pessoas estarem a levar tanto tempo a descobri-lo e avança que para descobrir mensagens encriptadas é necessário ter conhecimentos de matemática, mas não só, refere que conhecimentos na área da linguistica também são importantes.

Mesmo com mais um bocado do puzzle revelado, é possivel que a mensagem final da escultura não seja conhecida no tempo de vida do autor, que já , está preparado para essa eventualidade.

Diz que se o misterio se mantiver, enquanto estiver vivo revelará pistas de dez em dez anos. E conta que tem dois amigos mais novos em quem confia e que sabem como chegar como chegar à resposta.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário