sábado, 18 de dezembro de 2010

Ciclone gigantesco varre Saturno há 5 anos


Cientistas espanhóis relataram nesta quarta que um gigantesco ciclone do tamanho do continente europeu varre Saturno há cinco anos, o que faz desta tempestade a mais longa detectada no planeta.

O ciclone, cujo vórtice se estende por 4 mil km, é estudado desde 2004 por um grupo de investigadores espanhóis a partir de imagens vindas da sonda americana Cassini. "De acordo com nossas observações, o ciclone é o de maior duração dos examinados nos grandes planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno", explicou a principal autora do estudo, Teresa del Rio-Gaztelurrutia.

Os ciclones, caracterizados por um vento que gira na mesma direcção que o planeta, não duram tradicionalmente muito tempo, explicou a investigadora que dirige uma equipa da Universidade dos Países Bascos para conduzir o trabalho. "Conhecemos ainda muito pouco sobre este género de estruturas", acrescentou.

O grupo de cientistas conseguiu analisar a estrutura horizontal e vertical deste fenómeno meteorológico, assim como a sua circulação e sua maneira de interagir com os ventos utilizando simulações matemáticas. Apesar do enorme tamanho do ciclone, os investigadores detectaram ventos "pouco intensos". Segundo suas observações, ele desloca-se a uma velocidade de 245 km/h, cercado por ventos de 72 km/h.

A Nasa - a agência espacial americana - revelou as imagens da sonda Cassini um ano após terem sido tiradas. Os cientistas só puderam até o momento analisar as amostras de 2009 e esperam descobrir se o ciclone gigante sobreviveu até este ano.

fonte: terra

Sem comentários:

Enviar um comentário