domingo, 26 de dezembro de 2010

Criado rato que canta como um pássaro


Um grupo de investigadores da Universidade de Osaka, no Japão, anunciou ontem, terça-feira, a criação de um rato geneticamente modificado que canta como um pássaro. 

De acordo com o investigador-chefe, Arikuni Uchimura, o animal nasceu por acidente no âmbito do estudo "Projecto Rato Evoluído" que pretende explicar a evolução da linguagem humana, modificando geneticamente ratos.

"As mutações são a força motriz da evolução. Cruzámos ratos geneticamente modificados por gerações para ver o que acontecia. Verificamos os recém-nascidos um por um... Um dia encontramos o que chilreava como um pássaro", disse o coordenador do estudo à AFP.

Os cientistas acreditam que esta característica deve passar para próximas gerações e começam já a ter provas vivas disso. O estudo revelou que os ratos comuns que crescem em contacto com os ratos-pássaro emitem cada vez menos os habituais grunhidos ultrasónicos, o que os leva a crer que a linguagem pode ser transmitida entre uma população, como uma espécie de dialecto.

"Estamos a estudar como um rato que emite novos sons afecta os do mesmo grupo. Por outras palavras, se tem conotações sociais", disse Uchimura.

Ao que parece, a nova forma de comunicação não é a única mudança estranha no animal. De acordo com o coordenador do estudo, o rato-pássaro nasceu com características físicas de que não seestava à espera. "Tem extremidades curtas e um rabo mais fino, como o de um cão dacshund", revelou.

O laboratório possui agora mais de 100 ratos com esta característica e os pesquisadores estão ansiosos para a sua ajuda no estudo da evolução da linguagem humana.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário