quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A década dos planetas

Os primeiros dez anos deste século mexeram com a astronomia e com as definições dos planetas. Veja algumas descobertas

O início do século XXI tornou a tarefa de contar o número de planetas fora do nosso sistema solar complexa. Se até o ano 2000 tínhamos meros 56 exoplanetas (como são chamados os planetas fora do Sistema Solar) actualmente, em 22 de Dezembro de 2010, há 515 deles espalhados pelo universo segundo dados do site Enciclopédia de Planetas Extrasolares. E o número cresce exponencialmente: no final de Novembro eram 494.

As descobertas são fruto de diversas técnicas que procuram por exoplanetas a partir da Terra e do espaço. Em 2010, a sonda espacial Kepler, enviada ao espaço para detectar planetas de tamanho semelhante à Terra, começou a encontar seus primeiros planetas. Até agora encontrou sete, mas tem uma lista de mais de 700 candidatos à espera de análise. Abaixo algumas descobertas relacionadas a exoplanetas nesta década e de um planeta que deixou de ser chamado por este nome.


O planeta que não é mais

Plutão, o menor planeta do sistema solar, foi rebaixado a “planeta-anão” em 2006 pela União Astronómica Internacional. A partir daí, o Sistema Solar passou a ter oito planetas (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno) pois Plutão não se encaixou nas condições necessárias para ser considerado um deles.


Plutão passou a ser considerado um "planeta-anão" em 2006

Aqui pode ter água

Em 2007 foi descoberto GLIESE 158c, o primeiro exoplaneta numa zona habitável, , na constelação de Libra. Com raio de 1,5 vezes o da Terra e massa 5 vezes maior, sua temperatura é estimada entre 0 ° C e 40 ° C e portanto pode ter água líquida.


O GLIESE 158c tem temperaturas entre 0º e 40ºC, parecidas com as da Terra

O pesadão

É detectado o exoplaneta de maior massa, o COROT-3 b, foi encontrado pelos astrónomos em Fevereiro de 2008. Ele fica na constelação de Áquila e tem um tamanho semelhante ao de Júpiter embora sua massa seja 21,6 vezes maior do que a dele (e mais de 6.884 vezes maior do que a da Terra).


COROT-3 b: o planeta de maior massa já encontrado é do tamanho de Júpiter

Devagar e sempre

O telescópio Hubble detecta em Novembro de 2008 o exoplaneta Formalhaut b, na constelação Peixe Austral, que demora nada mais de 876 anos para dar uma volta em torno de sua estrela. Com uma massa 953 vezes maior do que a da Terra, ele também foi o primeiro exoplaneta a ser detectado via imagem directa.


O Formalhaut b demora 876 anos terrestres para dar a volta em torno de sua estrela

Ali sim, faz calor

Em Abril de 2009 foi descoberto o planeta WASP-12b na constelação Cocheiro. Ele está tão perto de sua estrela WASP-12 que sua temperatura é de cerca de 2,2 mil °C, tornando-o o exoplaneta mais quente já descoberto na Via Láctea. No ano seguinte, o telescópio Hubble descobre que ele está sendo consumido por sua estrela a WASP-12. Foi a primeira vez que um evento deste tipo foi observado com tamanha clareza.


Imagem artística da Nasa mostra estrela engolindo o planeta Wasp-12b

Do contra

É descoberto um planeta, WASP-17b, que gira . Ele fica na constelação de Escorpião e é também um dos de maior raio já encontrado, com 1,74 vezes o raio de Júpiter (e 19 vezes o da Terra). É também um dos planetas menos densos já encontrados, o que faz com que tenha uma densidade muito pequena. O WASP-17b foi descoberto em Agosto de 2009.


O Wasp 17b pé um planeta gigante que gira na direção contrária de sua estrela

Ligeirinho

O planeta com a órbita mais curta é descoberto. O WASP-19b dá uma volta completa em torno de sua estrela, WASP-19, em 18,9 horas. Ele fica na constelação de Vela e tem uma massa de 1,15 vezes a de Júpiter (e 365 vezes a da Terra). Foi descoberto em Dezembro de 2009.


Já o Wasp 19 b demora apenas 19 horas para dar a volta completa em sua estrela

Clube do cinco

A sonda espacial Kepler anuncia a descoberta de cinco exoplanetas de uma vez só, os primeiros detectados pela missão da Nasa. Chamados Kepler 4b,5b,6b,7b e 8b eles tem tamanhos que vão de maiores que Júpiter (Kepler 5b,6,b,7b,8b) ao tamanho de Netuno (Kepler 4b). Foram anunciados em Janeiro deste ano. Na foto ao lado, quatro deles e a comparação de seu tamanho com o de Júpiter.


A sonda Kepler começa a dar seus primeiros resultados, como a descoberta de vários planetas de uma só vez


Sem comentários:

Enviar um comentário