sábado, 18 de dezembro de 2010

A menor aeronave do mundo com câmera faz vôo inaugural



Você já usou a expressão “eu queria ser uma mosca para saber o que estão a dizer”? Agora você pode.

Ele tem 10 cm de envergadura de asas e pesa pouco mais do que 3 gramas. Parece uma libélula e o facto de bater as asas para voar faz com que pareça com uma. Mas é, na realidade, uma aeronave artificial que carrega uma minúscula câmera que transmite vídeo ao vivo e deve ser apenas o prelúdio de zangões aéreos ainda menores, muito menores.

O DelFly Micro, a menor aeronave equipada com câmera do mundo, fez seu primeiro vôo em público hoje no centro de desporto em Delft, na Holanda. A equipa de quatro investigadores da Universidade de Tecnologia de Delft o apresentou para os média fazendo a primeira demonstração do pequeno veículo.


O objetivo primário dos investigadores era estudar a aerodinâmica do vôo dos pássaros e insectos. Depois de estudos feitos com asas cheias de sensores e fumaça eles descobriram que a freqüência ideal para DelFly era de 30 batidas de asas por segundo para que o vôo fosse eficiente.

O próximo passo será fazer o DelFly voar de maneira autónoma, pois actualmente ele necessita de um piloto controlando-o remotamente. O método poderá ser desenvolvido em breve, pois a tecnologia de reconhecimento do terreno através da câmera já existe e foi demonstrada na versão anterior do DelFly.

O DelFly é feito de uma finíssima película PET, usada em suas asas, pau de balsa e carbono para estrutura. Usa uma bateria feita de polímero de lítio de apenas um grama que mantém a aeronave no ar durante três minutos. Sua câmera pesa apenas 0,4 g.


A pequeníssima aeronave voa a respeitáveis 18 km/h.

Quando a autonomia do DelFly Micro for melhorada e sua antena tiver uma capacidade de transmissão de maior distância a aeronave poderá ser utilizada para vôos de reconhecimento em espaços apertados ou perigosos.

Esta aeronave foi criada em apenas um ano, num programa de quatro anos. O objetivo é alcançar o DelFly Nano; uma micro aeronave que deve pesar apenas um grama e ter 5 cm de envergadura de asas. E, é claro, que a possibilidade de utilizá-la para a espionagem é enorme, principalmente se for equipada com um microfone.


Os investigadores informaram que esperam voar com o DelFly Nano em apenas três anos. Mas eles também informaram que a versão Nano será apenas um campo de testes. “Nós sonhamos com uma aeronave do tamanho de uma mosca da fruta”, disse um deles.


fonte: HypeScience

1 comentário: