terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nova espécie de lémur é descoberta em Madagascar


Lémur de "forquilha" na testa

Investigador responsável acredita que lémur de forquilha na testa já esteja ameaçado de extinção.

Uma nova espécie de lémur foi descoberta na selva de Madagascar, na África. Este nova espécie tem faixas escuras na testa e foi avistado pela primeira vez em 1995 pelo especialista em primatas Russ Mittermeier, presidente da ONG Conservation International, durante uma expedição à floresta de Daraina, ao norte da Ilha de Madagascar. Na época, o investigador não pode fazer a pesquisa para ter certeza de que o animal era representante de uma espécie nova.

Em Outubro deste ano, Mittermeier voltou ao local com uma equipa composta por geneticistas e uma equipa de TV britânica BBC para registar a procura pelo lémur. O grupo embrenhava-se na mata depois do pôr do sol, quando o canto do mamífero começava a ser ouvido. O animal era avistado movimentando-se no topo das árvores com muita rapidez, o que dificultou sua captura.


O lémur vive nos galhos mais altos das árvores e alimenta-se principalmente de néctar

Quando os investigadores finalmente conseguiram capturar o lémur em segurança, o primata foi medido, amostras de seu sangue foram recolhidas para análise genética – o que pode confirmar que se trata mesmo de uma nova espécie – e um chip foi colocado sob a pele para identificação e monitoramento. Ele tem o tamanho de um esquilo, pés grandes, língua comprida e duas faixas escuras na testa que se juntam no topo da cabeça, formando um “Y”.


O primata tem hábitos nocturnos

A Ilha de Madagascar é o único lugar no qual os lémures são encontrados naturalmente e existem mais de 100 espécies deste animal. Muitos deles só são identificados como pertencentes a espécies diferentes por meio testes genéticos. Cientistas suspeitam que estes primatas vieram do continente no passado, teriam "viajado" no mar sobre restos de árvores e chegaram a ilha sem predadores naturais. Lá teriam evoluído em várias espécies com especialidades para sobreviver em grupos diferentes.


O especialista em primatas com sua equipa em Madagascar

É surpreendente que continuemos a encontrar novas espécies de lémures e muitas outras plantas e animais neste país altamente devastado, que já perdeu quase 90% de sua vegetação original", diz Mittermeier. Para o especialista, seria necessário pesquisar e catalogar as espécies que ainda sobrevivem para proteger seu habitat.

O lémur de "forquilha" na testa provavelmente está em perigo. "Estas florestas são lar de um incrível conjunto de espécies que são uma verdadeira herança global, e proporcionam um número incalculável de benefícios às comunidades locais, como água limpa, comida, fibras e outros serviços", diz o investigador. O novo lémur será mostrado pela primeira vez no programa "Decade of Discovery" do canal de TV BBC2 nesta terça-feira (14/12).

Os lémures, animais que só existem em habitat natural em Madagascar, ficaram famosos mundialmente após a animação da Pixar "Madagascar", que conta a história de quatro animais de um zoo de Nova York que fogem e vão parar na ilha africana. Lá eles são recebidos pelos lémures, que vivem em clima de festa e são responsáveis pelas cenas mais engraçadas do filme.


Os lémures do filme 'Madagascar'


Sem comentários:

Enviar um comentário