quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

China faz primeiro voo de novo caça-bombardeiro furtivo


O caça-bombardeiro furtivo J-20 visto em Chengdu, na província de Sichuan. O J-20 é considerado a resposta chinesa ao caça furtivo F-22A Raptor da Força Aérea dos EUA

As forças armadas chinesas procederam hoje ao primeiro voo do seu futuro caça-bombardeiro furtivo, aparentemente sem informar o presidente, segundo um responsável norte-americano que assistiu à reunião de Hu Jintao com o secretário da Defesa dos EUA.

A realização deste voo inaugural coincidiu com uma visita oficial de Robert Gates destinada a relançar as relações de defesa entre as duas potências.

"Era claro que nenhum dos civis na sala tinha sido informado" do voo inaugural do caça-bombardeiro, disse o responsável norte-americano que fazia parte da comitiva de Gates, citado pela agência noticiosa francesa AFP sob condição de anonimato.

A imprensa oficial publicou hoje fotografias do voo inaugural do avião de combate, apresentado por Pequim como o primeiro bombardeiro furtivo. A realização do voo mostra que a conceção e fabrico do aparelho evoluiu rapidamente.

As fotografias do voo de cerca de 15 minutos do bombardeiro J-20 sobre a província de Sichuan (sudoeste) foram publicadas nas páginas na Internet da agência Nova China e do diário Global Times. O J-20 é considerado a resposta chinesa ao caça furtivo F-22A Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos, único país do mundo que dispõe de um caça-bombardeiro furtivo -- capaz de escapar aos radares - operacional.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário