terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cientistas propõem nova escala para avaliar descoberta de vida extraterrestre


Frank Drake: «Existirá uma rede de civilizações extraterrestres interconectadas, uma versão real da mítica Internet galáctica?»

Cientistas reunidos numa conferência internacional em Londres propõem uma nova escala para avaliar a credibilidade e as consequências da descoberta de vida extraterrestre.

Cientistas reunidos numa conferência internacional da Royal Society em Londres, propõem a criação de uma nova escala para avaliar a credibilidade e as consequências de um anúncio de vida extraterrestre. Chama-se Escala de Londres e rivaliza com a Escala do Rio e com a famosa Equação de Drake.

A escala, designada por London Scale Índex (LSI) e definida em termos matemáticos pela fórmula LSI = Q x d, varia entre 0 e 10 e Q é a soma dos valores de quatro parâmetros: a forma de vida anunciada, a natureza das provas, o tipo de método utilizado na descoberta e a distância da Terra a que se encontra a nova forma de vida.

Esta soma é multiplicada por d, um fator de confiança que merece o anúncio, e que vai de fraudulento (0), a provavelmente não verdadeiro (0,1), controverso mas não rejeitável (0,2), testável mas a necessitar de evidência adicional (0,3), provavelmente verdadeiro (0,4), e certo ou muito fiável (0,5). Por outro lado, o risco associado ao anúncio de vida extraterrestre é avaliado à parte.

O LSI foi sugerido pelo investigador Iván Almár, do Observatório Konkoly da Academia de Ciências Húngara, e por Margaret Race, do Instituto SETI (EUA). SETI é a sigla em inglês para pesquisa de inteligência extraterrestre.

Hipóteses ingénuas e Internet galáctica

Na conferência da Royal Society, o pioneiro da SETI e pai da Equação de Drake, o astrónomo americano Frank Drake, que a propôs em 1961, reconheceu que as hipóteses utilizadas até agora para procurar vida extraterrestre inteligente têm sido ingénuas.

Começaram com a pesquisa das ondas de rádio e estenderam-se mais tarde aos sinais óticos e infravermelhos, mas segundo a edição online do jornal espanhol "El País", Frank Drake continua otimista e faz uma pergunta pertinente: "Existirá uma rede de civilizações interconectadas, uma versão real da mítica Internet galáctica?".

A Equação de Drake fornece uma estimativa do número de civilizações extraterrestres na Via Láctea com as quais temos hipóteses de estabelecer alguma forma de comunicação. A Escala do Rio, proposta no 51º Congresso Internacional Astronáutico, que se realizou no Rio de Janeiro em 2000, quantifica o impacto de um anúncio público da descoberta de inteligência extraterrestre.

Até agora já foram identificados 500 planetas extrasolares e há cientistas que acreditam que as atuais gerações poderão ainda chegar a ver sinais de vida extraterrestre. A acontecer, esta descoberta será considerada a maior descoberta científica de sempre, porque altera radicalmente a nossa perceção do lugar dos seres humanos no Universo.

Se a ciência conseguir provar a existência de vida extraterrestre, "ficará demonstrada a hipótese de que a vida não é fruto do acaso mas um imperativo cósmico", afirmou em Londres o Prémio Nobel e bioquímico belga Christian de Duve.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário