quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estudo explica que cavalos-marinhos têm forma curva como estratégia de caça


Os cavalos-marinhos têm capacidades limitadas de locomoção

Os cavalos-marinhos evoluíram de um corpo direito e esguio para uma curiosa forma curva para melhorar a sua estratégia de caça, revela um estudo publicado na revista “Nature”.

Sam Van Wassenbergh, do Departamento de Biologia da Universidade de Antuérpia, explicou que a postura em “S” do cavalo-marinho permite-lhe alcançar as presas – pequenos camarões e larvas de peixes -, já que a sua estratégia de caça consiste em esperar que o alimento passe por si. Ao contrário das marinhas-comuns, por exemplo, - espécies esguias e com corpo direito do mesmo Grupo dos peixes ósseos – que nadam em direcção às suas presas, os cavalos-marinhos têm capacidades limitadas de locomoção, com apenas uma barbatana dorsal e duas peitorais pequenas. Por isso são predadores que ficam escondidos e camuflados nas ervas marinhas, à espera.

Os investigadores compararam as estratégias de alimentação entre estas espécies e concluíram que os cavalos-marinhos ganharam esta anatomia única - com uma posição da cabeça inclinada em relação ao tronco - uma vez que precisam de mover a cabeça mais rapidamente e de estar perto das presas, para o efeito de sucção funcionar. Já para as marinhas-comuns – onde o tronco está alinhado com a cabeça -, a rapidez não é tão importante porque se podem deslocar atrás da presa.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário