quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gato-vermelho-de-Bornéu considerado extinto foi fotografado


Um grupo de cientistas fotografou, pela primeira vez desde 2003, alguns exemplares do gato-vermelho-de Bornéu (Catopuma badia), um felino endémico classificado com espécie ameaçada de extinçãonas florestas tropicais da ilha de Bornéu, foi hoje anunciado. O gato-vermelho-de-Bornéu é muito parecido com o gato selvagem, embora maior. Tem cauda comprida e a pelagem pode ser cinzenta ou avermelhada.

As fotografias foram tiradas nas montanhas a norte do estado de Sarawak, no Bornéu, por investigadores ao serviço do departamento florestal. As últimas imagens tinham sido capturadas no Santuário de Vida Selvagem de Lanjak Entimau, no sul de Sarawak, em 2003, e desde então foi declarado extinto.

Em declarações ao jornal The Telegraph, Wilhemina Cluny afirmou que o gato-vermelho-de-Bornéu é um animal muito reservado, pelo que as fotografias tiradas em 2009 e 2010 (mas só agora publicadas) representam uma grande descoberta. “Sinto-me encorajado. Quando vimos estas fotografias perguntámo-nos até que ponto este tipo de habitat pode suster vida selvagem, mesmo quando se tratam de espécies raras e importantes como esta”, contou.


Sem comentários:

Enviar um comentário