quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mongaguá (SP) retira 10 toneladas de peixes mortos da praia


Peixes aparecem mortos em praias da cidade de Mongaguá, no litoral de SP; causa das mortes ainda é desconhecida

Após concluir a limpeza das praias, a prefeitura de Mongaguá, no litoral de São Paulo, afirma que retirou 10 toneladas de peixes mortos de sua orla. Os peixes começaram a aparecer no domingo e a causa da morte ainda é desconhecida.

A prefeitura aponta a pesca irregular como uma hipótese. 'A gente não está com nenhum problema ambiental nas praias. Elas estão próprias [para o banho]. Não tem nenhum fator [ambiental] que poderia causar essa mortalidade. Tudo leva a crer que foi pesca irregular. Como esses peixes não são de dimensões comerciais, foram descartados', afirmou o biólogo Fábio Rodrigo de Azevedo, da diretoria de Meio Ambiente da prefeitura da cidade.

Dentre as espécies encontradas estão Porquinho e Betara. O descarte de peixes é comum, segundo o biólogo.

A prefeitura está em contato com órgãos ambientais para tomada de providências. "Vamos pedir abertura de processo para ver qual a causa da morte e de quem é a responsabilidade, e para cobrar maior fiscalização do Ibama e da Polícia Ambiental", diz Azevedo.

O aparecimentos dos peixes trouxe prejuízos para o turismo na cidade, dificuldades para o comércio nos quiosques das praias e gastos para a prefeitura.

Segundo relato de pescadores, os animais começaram a aparecer na noite de domingo e, na manhã de segunda-feira (24), já tinham tomado as areias das praias.

Os peixes foram encontrados em toda da extensão da cidade, segundo o biólogo. Apesar disso, as prefeituras de Praia Grande e Itanhaém, que fazem divisa com Mongaguá, disseram não ter registo de peixes mortos em suas praias.


Funcionários da prefeitura trabalham na limpeza de praias de Mongaguá, em SP, após aparição de peixes mortos

fonte: Folha.com

Sem comentários:

Enviar um comentário