quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Neandertal tinha a mesma longevidade do 'Homo sapiens'


O homem de Neandertal tinha uma longevidade idêntica à dos primeiros Homo sapiens, revelou o estudo comparado de fósseis de uns e de outros.

A conclusão é avançada por Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, que estudou também o menino do Lapedo, em Portugal, defendendo que ele seria a prova material de que estas duas espécies se reproduziram entre si, e vem desmentir uma corrente da antropologia que defende que os neandertais morriam mais jovens do que os primeiros homens modernos.

Foi o facto de os fósseis dos neandertais e de outras espécies primas do Homo sapiens se encontrarem com menos frequências do que os destes que levou antropólogos a avançar a hipóteses de aquelas espécies morrerem mais precocemente. No entanto, os estudos comparados de Erik Trinkaus não confirmaram a hipótese. O especialista encontrou um número equivalente de indivíduos com longevidades idênticas em ambas as espécies: a maioria entre 20 e 40 anos. Uma fertilidade mais elevada e uma mortalidade infantil mais baixa no Homo sapiens terão sido as suas vantagens.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário