domingo, 30 de janeiro de 2011

Peças do Museu Egípcio danificadas e destruídas


Museu detém mais de dois milhões de objectos arqueológicos, a maior colecção mundial relacionada com o Egipto

Um número ainda indeterminado de peças do Museu Egípcio, no Cairo, foi danificado e, em alguns casos, destruído na onda de violência registada na sexta-feira à noite na capital egípcia, noticiou este sábado o canal ‘Al-Jazeera’.

O canal de televisão está a transmitir imagens que mostram expositores partidos, estátuas desfeitas e duas múmias destruídas, indicando ainda que o ataque ao Museu Egípcio foi um ato de puro vandalismo e que não está ligado ao movimento de contestação popular dos últimos dias.

De acordo com a estação de televisão, vários civis e elementos do exército formaram, durante os confrontos de sexta-feira à noite, um cordão humano para proteger o Museu Egípcio, instituição que detém mais de dois milhões de objectos arqueológicos, a maior colecção mundial relacionada com o Egipto.

Durante os confrontos de sexta-feira, a sede do Partido Nacional Democrático (força política do Presidente Hosni Murabak), que fica nas imediações do Museu, foi incendiada.

O Museu Egípcio está localizado no centro do Cairo na praça de Tahrir, epicentro das manifestações antigovernamentais dos últimos cinco dias, que exigem a saída de Mubarak, no poder há 30 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário