domingo, 16 de janeiro de 2011

Tabaco aumenta risco de cancro em poucos minutos


O fumo de tabaco inalado pelos fumadores pode provocar em poucos minutos danos genéticos que aumentam o risco do aparecimento de cancro, indica um estudo divulgado no sábado nos Estados Unidos.

"O efeito é tão rápido que equivale à injecção directa da substância no sangue", explicam os autores do estudo publicado na revista "Chemical Reserch in Toxicology", o o primeiro a analisar como é que as substâncias contidas no tabaco podem causar danos ao nível do ADN humano. O estudo contou com a participação de 12 voluntários fumadores, através dos quais os investigadores seguiram o trajecto dos componentes tóxicos presentes no tabaco.

Os cientistas estiveram especialmente atentos à acção produzida no sangue pela substância fenantreno, encontrada no fumo do cigarro, e constataram que provoca mutações genéticas que podem originar cancro. "Os fumadores alcançaram o nível máximo da substância numa escala de tempo que surpreendeu os próprios investigadores: Em apenas 15-30 minutos depois de os voluntários terem terminado de fumar", refere o estudo.

O cancro do pulmão é o mais mortal e aquele que mais cresce em todo o mundo e os investigadores dizem que 90% das mortes por cancro do pulmão são originadas pelo fumo do tabaco. Todos os anos são diagnosticados mais de 12 milhões de novos casos, e registadas cerca de 8 milhões de mortes devido à enfermidade.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário