domingo, 9 de janeiro de 2011

Vêm aí os micróbios programáveis


A bactéria E.coli pode tornar-se programável em breve. Investigadores da Universidade da Califórnia e da Life Technologies estão a desenvolver um software que permite programar micróbios para a execução de diferentes funções.

A investigação liderada pela Universidade da Califórnia tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema que permite criar automaticamente "circuitos genéticos" em micróbios, informa a Technology Review.

Com a inclusão destes circuitos, os investigadores norte-americanos acreditam poder controlar os volumes e a variedade de genes, proteínas ou biomoléculas que são consumidos ou transportados por organismos microscópicos. Desta forma, torna-se possível determinar as tarefas que cada micróbio ou outro ser minúsculo deverá executar em cada momento ou cenário.

O desenvolvimento de um software específico tornaria mais fácil a vida aos bioengenheiros que têm como missão programar organismos microscópicos. Atualmente, a equipa liderada pelo investigador Christopher Voigt tem vindo a testar o novo conceito em bactérias E.Coli (responsáveis por intoxicações alimentares e afins), tendo já criado componentes que servem de circuitos básicos que, mais tarde, poderão ser usados pelo software que está a ser desenvolvido em parceria com a Life Technologies.

Quando o novo software estiver concluído, programar um micróbio será muito parecido com o que já se faz ao desenvolver uma nova aplicação, garantem os investigadores norte-americanos. A Technology Review publicou um vídeo sobre a investigação.


Sem comentários:

Enviar um comentário