sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dentes encontrados em caverna põem em dúvida origem do homem


Dentes pré-históricos em Israel

Espécie do homem moderno pode não ter surgido na África.

Descoberta foi feita em Israel.

Oito dentes encontrados na caverna de Qesem, em Israel, podem alterar a concepção de quando e onde a espécie humana se originou. Os dentes têm tamanho e forma bastante semelhantes aos do Homo sapiens, o homem moderno, mas datam de entre 200 mil e 400 mil anos atrás, época da qual há raríssimos vestígios humanos no Médio Oriente.

A descoberta de Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e de Binghamton, nos Estados Unidos, foi divulgada pelo “American Journal of Physical Anthropology”.

Hoje, a comunidade científica aceita que o homem moderno surgiu na África. Caso estes restos sejam mesmo do Homo sapiens, isto pode significar duas coisas: ou a migração da espécie pelo mundo começou antes do que se imaginava ou nossa origem está no atual território israelita.

Mas, por enquanto, não se pode afirmar isto. “O problema é que todos os dentes estão separados, então está muito difícil determinar com que espécie estamos a lidar”, afirma o antropólogo Rolf Quam, um dos investigadores.

Além dos fósseis em si, ferramentas e restos de animais já foram encontrados e ajudam a entender como era a vida naqueles tempos. A escavação no local vai continuar e os cientistas esperam encontrar vestígios mais complexos, que possam levar a uma conclusão definitiva.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário