quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Neandertal pode ter usado penas para se enfeitar, diz arqueólogo


Um arqueólogo que realiza pesquisas na Itália afirma que os neandertais usavam penas como ornamento, cerca de 44 mil anos atrás.

A tese adiciona combustível ao debate sobre se nossos primos distantes eram simplesmente brutos ou possuíam um tanto de inteligência como a do Homo sapiens.

Investigador da Universidade de Ferrara, Maro Peresani encontrou 660 ossos de pássaros que estavam misturados a ossos de neandertais na caverna Fumane, ao norte da Itália.

Os ossos das aves pareciam cortadas e raspadas, o que sugere que as penas tenham sido sistematicamente removidas, na opinião de Peresani.

Como as conchas podem ter sido usadas pelos neandertais como joias, o arqueólogo acredita que as penas eram adornos para eles.

A possibilidade de as aves servirem de comida para os neandertais é descartada pelo investigador, já que as flechas não existiam ainda na época e a maioria das aves não eram fontes ricas de alimentos.

A hipótese apresentada pelo arqueólogo, entretanto, tem seus críticos. Thomas Higham, da Universidade de Oxford (Reino Unido), diz que Peresani foi longe demais em sua análise.

fonte: Estadão

Sem comentários:

Enviar um comentário