quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Telemóveis aumenta a actividade cerebral, diz pesquisa


Cientistas ainda não sabem se o fenómeno é positivo ou negativo para o ser humano

O que o telemóvel faz com seu cérebro? Um estudo recente sugere que chamadas longas podem estimular a actividade cerebral, mas ainda não se sabe que isso pode ser bom ou não.

Investigadores do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, nos Estados Unidos, colocaram telemóveis no ouvido de 47 voluntários. Depois, utilizaram um tipo de tomografia para comparar a actividade cerebral das pessoas quando o telefone estava ligado e também desligado. Os aparelhos ligados receberam ligações de cerca de 50 minutos.

Os resultados mostraram um aumento de 7% na actividade de regiões do cérebro próximas de onde ficava a antena do celular quando ele estava em ligação. Os investigaores acreditam que ainda seja cedo para dizer que esse aumento de actividade seja bom ou perigoso para o cérebro.

Mas essa elevação poderia até melhorara a conectividade cerebral e ser útil em alguns tratamentos médicos, especula a chefe da pesquisa, Nora Volkow. A pesquisa foi divulgada pela publicação da Associação Médica Americana.


Sem comentários:

Enviar um comentário