segunda-feira, 28 de março de 2011

Curiosos em missões espaciais convidados para encontro internacional na Covilhã


Missões no Espaço e dinâmica orbital serão alguns dos temas do encontro

Os mais curiosos em saber como se planeiam missões espaciais ou como se conduz uma nave em órbita estão convidados para um encontro internacional entre segunda e quarta-feira na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI organiza durante três dias a sexta edição da oficina internacional sobre Dinâmica e Controlo de Voos Aeroespaciais.

A entrada em todas as sessões é gratuita e as apresentações acessíveis como forma de “dinamizar a participação do público curioso pelas temáticas espaciais”, adiantou à Agência Lusa Anna Guerman, coordenadora do centro de investigação.

O evento coincide com as comemorações do 50.º aniversário do primeiro voo do homem ao espaço, protagonizado pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, a 12 de abril de 1961.

O primeiro passeio no espaço “será um dos temas de abertura dos trabalhos”, que vão decorrer “mais como numa sala de aula do que como numa conferência”.

Segundo Anna Guerman, o encontro será “uma escola avançada, uma vez que vai contar com a participação de cientistas de topo do sector espacial”, do mundo académico ao profissional, oriundos do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Missões no Espaço, Movimento de Atitude, Dinâmica e Controle de Sistemas Espaciais e Dinâmica Orbital são os temas do encontro, que pretende ser também “um bom exemplo de internacionalização do ensino”, destaca a investigadora.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário