domingo, 13 de março de 2011

Milhares de peixes deram à costa em Acapulco provavelmente devido ao tsunami do Japão







As praias de Acapulco, no México, foram invadidas por centenas de milhar de peixes. Uma mancha de tal forma compacta que parecia tratar-se de uma mancha de óleo, quanto vista de cima, noticia o Mail Online. Milhares de sardinhas, anchovas e cavalas deram à costa durante todo o dia de hoje. Ao que tudo indica, este fenómeno será uma consequência do forte sismo, seguido de tsunami, que ontem afectou a costa este do Japão e pôs sob alerta todo o Pacífico.

Surpreendidos com as manchas de peixes, os pescadores abandonaram as canas e as redes, e deslocaram-se mar adentro em barcos a motor para carregar o máximo de peixe que conseguiam. “Entre 20 a 30 pescadores aproveitaram esta situações e houve famílias que levaram os filhos para dentro de água, para verem o fenómeno de perto”, contou Carlos Morales.

Os pescadores atribuem a chegada destes enormes cardumes à costa de Acapulco à mudança de maré provocadas pelo Tsunami no Japão, mas os cientistas não têm tanta certeza. “Os tsunamis podem, de facto, alterar as correntes locais, mas é difícil fazer uma ligação entre um fenómeno e outro”, disse Rich Brigs, do Departamento de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.


Sem comentários:

Enviar um comentário