quarta-feira, 23 de março de 2011

Nova espécie de barata tem nome de ex-presidente de EUA


A Stenomorpha roosevelti foi descoberta no deserto de Chihuahuan, na fronteira entre o México e os Estados Unidos

É uma nova espécie de barata, coberta por uma penugem escura e foi agora descoberta no deserto de Chihuahuan, um extenso território árido na fronteira entre o México e os Estados Unidos, onde se estende pelo Arizona, Novo México e Texas. O nome que os seus descobridores lhe deram, Stenomorpha roosevelti, pretende homenagear o antigo presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, que há cem anos proferiu na antiga Tempe Normal School, hoje a Universidade dos Estado do Arizona, um discurso considerado pioneiro em termos ambientais e da conservação da natureza.

A nova espécie foi descoberta na zona de Coahuila, um oásis de biodiversidade na região, do lado do México, pelos investigadores Aaron Smith, Kelly Miller e Quentin Wheeler, todos da Universidade do Estado do Arizona.

"Baptizar uma nova espécie com o nome do presidente Roosevelt é uma homenagem ao seu pioneirismo como conservacionista, naturalista e explorador e contribui para chamar a atenção para a biodiversidade", explicou Quentin Wheeler.

Esta não é a primeira espécie baptizada com o nome do antigo presidente dos Estados Unidos. Um molusco, uma minhoca, uma formiga, um alce e um musaranho já tinham roosevelti no nome. Agora foi acrescentada uma barata.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário