terça-feira, 29 de março de 2011

O oceano está a se tornar numa 'sopa de plástico'


Se arrastar uma rede de malha fina em qualquer parte dos 5 giros subtropicais da Terra - vórtices gigantes do oceano, onde as correntes convergem e rodam sem pressa - vai transportar para o convés, uma confusão de porcaria planctónica castanha, peixes ocasionais, lulas ou caravelas - e, quase certamente, uma generosa porção de partículas de plástico coloridas, cada uma do tamanho de uma unha.

Cada floco de copo de plástico ou pedaço de escova de dentes é como uma esponja para os poluentes orgânicos persistentes (POPs) - compostos potencialmente perigosos que não se degradam facilmente e agarram-se a qualquer superfície dura que encontram. O destino de todo este plástico determina não só a saúde da vida marinha, mas também a nossa própria; se o peixe está banqueteando-se com estes pedaços tóxicos, então, provavelmente nós também estamos.

No mês passado, investigadores do 5 Gyres Institute em Santa Monica, Califórnia, e a Algalita Marine Research Foundation, em Long Beach, Califórnia, navegaram em Piriápolis, Uruguai. Eles tinham acabado de completar a terceira etapa da primeira expedição do mundo para estudo da poluição plástica no giro subtropical do Atlântico Sul. Em todas as redes de arrasto simples, a equipa descobriu plástico.

"Essa questão só recentemente chegou ao conhecimento do público", diz Anna Cummins, co-fundadora da 5 Gyres. "Estamos tentando documentar o problema e obter informações de base porque há uma escassez de dados".

Numa experiência de laboratório, a investigadora Chelsea Rochman alimentou um grupo de peixes com uma dieta infundida com plástico, e um outro grupo de uma dieta sem o plástico. Os resultados preliminares mostram que os peixes que comeram plástico sofreram significativa perda de peso e danos no fígado. "Nós estamos a procurar por tumores, morte celular e congestão nos órgãos que filtram toxinas", diz ela.

O que os investigadores estabeleceram até agora é que o plástico nos oceanos é persistente e generalizado. As investigações sobre o que toda essa poluição significa para a fauna e para as pessoas está apenas a começar, mas os primeiros sinais não são tranqüilizadores. "O mar não é infinito. Ele não tem espaço para os nossos resíduos", diz Cummins.


Sem comentários:

Enviar um comentário