terça-feira, 29 de março de 2011

Sistema informático da NASA vulnerável a ciberataques


Relatório interno detectou fragilidades na sequência de intrusões de hackers em 2009.

O sistema informático da NASA é "altamente vulnerável" a ataques externos. O diagnóstico foi feito por um grupo interno da agência espacial, depois de intrusões no sistema em 2009. As conclusões foram agora divulgadas.

"Verificámos que os servidores informáticos do conjunto das missões apresentavam vulnerabilidades que podem ser exploradas a partir da Internet", refereo inspector da NASA Paul Martin no seu relatório, citado pela AFP.

O documento menciona seis servidores informáticos ligados aos sistemas de controlo das naves espaciais que contêm dados sensíveis. Ataques a esses servidores poderiam tomar o seu controlo, ou inutilizá-los e, a partir daí, entrar noutras zonas da agência, segundo o documento. "Uma situação desse tipo poderia danificar gravemente ou paralisar mesmo as operações da NASA", esclarecem os relatores.

Outro problema detectado é o de uma das redes de servidores da agência revelar códigos de encriptação e também informações sobre os seus utilizadores. "Até que a NASA ponha fim a estas graves deficiências e melhore a segurança em matéria de tecnologias de informação, ela será vulnerável a essas intrusões que poderiam ter consequências graves, se não catastróficas, para essas redes, as suas operações e o seu pessoal", alerta o inspector geral da NASA.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário