quarta-feira, 16 de março de 2011

Tudo a postos para a primeira nave em órbita de Mercúrio


A NASA assegura que está tudo pronto para a colocação, na quinta-feira, no espaço da sonda Messenger, a primeira nave espacial não tripulada a orbitar Mercúrio, o planeta mais pequeno do Sistema Solar.

Mercúrio é um dos planetas que mais tem custado explorar, já que se movimenta mais rapidamente do que a Terra e uma nave espacial tem que deslocar-se a 104.607 quilómetros por hora para alcançá-lo, além de enfrentar o calor do Sol.

A questão térmica foi resolvida com um grande "guarda-sol" de cerâmica que suporta o calor e protege a nave espacial, explicou na terça-feira, citado pela agência Efe, Sean Solomon, investigador principal da agência espacial norte-americana.

Foram igualmente usados outros materiais de alta tecnologia para manter a temperatura, para que pudesse ser iniciada a investigação do planeta mais próximo do Sol, mais denso, que tem a superfície mais dura e regista maior variação diária de temperatura.

A NASA prevê iniciar hoje as manobras de aproximação a Mercúrio e concluir a operação na quinta-feira à 01:09 (hora de Lisboa).

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário