quarta-feira, 30 de março de 2011

Você acredita no final dos tempos?


Catástrofes provocadas por fenómenos da Natureza sempre aconteceram no Mundo, sentindo-se o Homem impotente diante da força destes eventos, tais como terramotos, sismos, tornados, inundações, secas, fogos, tsunâmis, isto só para citar alguns. Mas, se estes acontecimentos são surpreendentes pela sua quantidade e amplitude, inscrevem-se, porém, numa série incomum de fenómenos geoclimáticos semelhantes, que se foram multiplicando ao longo dos últimos anos, um pouco por todo o Mundo, a uma cadência e com uma magnitude crescente de ano para ano. De acordo com os últimos dados do CRED (Centre for Research on the Epidemiology of Disasters), o número de desastres ambientais aumentou mais de 10 vezes, entre 1975 e 2009.

Especialistas, técnicos ou simples cidadãos interrogam-se sobre as razões destes acontecimentos. Serão estes consequências das tão propagandeadas e pouco debatidas alterações climáticas? Ou fruto da negligência e da ganância sem limites? Ou algo ainda mais grave?

O terramoto que aconteceu no dia 11, no Japão, teve um abalo de 8,9 graus na escala Richter, sendo o quinto maior da História mundial. A catástrofe, que atingiu a costa nordeste do país, registou milhares de mortos e de desaparecidos. Tendo o impacto do tremor gerou um tsunâmi, com ondas de 10 metros, causado imensos estragos e provocado uma crise nuclear sem precedentes. O país, considerado o primeiro do Mundo a nível das tecnologias mais avançadas, foi impotente diante da Natureza… Será isto o princípio das dores de que fala a Bíblia?

2010, o segundo pior ano


Terramotos no Haiti, no Chile e na região central da China; uma onda de calor e incêndios florestais na Rússia; inundações no Paquistão… Os 950 desastres naturais de 2010 deixaram 295 mil mortos e causaram um prejuízo de 130 milhões de dólares. Tendo a quantidade de desastres sido muito superior à média dos últimos trinta anos, que foi de 615 casos, afirmou a seguradora alemã Munich Re. Destes 950, nove décimos foram eventos climáticos, tais como tempestades e inundações.

Portanto, este total torna 2010 o ano com o segundo maior número de catástrofes naturais desde 1980, ano a partir do qual existem dados sobre catástrofes, sensivelmente superior à média anual para os últimos 10 anos, que é de 785 eventos, por ano. Estes episódios levam a crer que, de facto, a volta de Jesus está próxima. Sendo assim, para muitas pessoas, o temor de que o Mundo acabe é latente, principalmente em casos como estes de grandes devastações naturais.


Sem comentários:

Enviar um comentário