quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chimpanzés dão à luz como os humanos


Um video sobre o nascimento de um chimpanzé mostra que estes animais são dados à luz de uma maneira que se pensava ser exclusiva dos seres humanos, avança a BBC. Uma equipa do Instituto de Pesquisa de Grandes Primatas Hayashibara, em Okayama, no Japão, filmou de perto uma chimpanzé em cativeiro a dar à luz, mostrando que o recém-nascido nasce com a cara virada para a mãe, tal como acontece com os seres humanos.

Os cientistas acreditavam que a posição ao nascer tinha evolído desde os ancestrais primatas aos actuais seres humanos, mas esta descoberta refuta essa teoria. Os investigadores filmaram três nascimentos para desenvolver o seu estudo, que foi publicado no Royal Society Journal Biological Letters. A equipa viveu no mesmo espaço que as mães chimpanzés para garantirem que estavam lá no momento dos partos.

Nos primatas não-humanos, como os macacos, as crias nascem com o rosto virado para as mães. Desta forma, elas podem agarrá-las de uma forma segura e limpar-lhes as vias respiratórias assim que nascem, explicam os investigadores no estudo. “Temos tendência a pensar que somos únicos, sem conhecermos o suficiente sobre outros animais”, disse, à BBC, Satoshi Hirata, daquele centro de investigação.

fonte: JN - Os Bichos / BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário