quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ex-oficiais nazis holandeses 'não mostram arrependimento'


Ex-oficiais nazis holandeses afirmam não ter quaisquer sinais de arrependimento do seu passado de acordo com um documentário que será transmitido a 2 de Maio pela NCRV, uma das principais estações de televisão pública holandesa.

Ao todos são seis os antigos oficiais holandeses quem prestaram declarações no documentário 'Os Soldados Negros'. Os ex-oficiais desempenharam funções no segmento holandês das forças de segurança nazis, o NSB.

De acordo com o diário El Mundo, todos os ex-nazis entrevistados - o mais novo com 85 anos de idade -, não se mostraram arrependidos pelo seu passado ao explicarem os motivos que os levaram a aceder às medidas de repressão e anti-semitismo face aos judeus.

A sua avançada idade levou a que quisessem deixar o seu depoimento. Um dos entrevistados, entretanto já falecido, Klaas Overmars, confessou que «aqueles uniformes tinham um poder de atracção enorme, irresístivel».

Em relação a Adolf Hitler, o ex-oficial afirma que «logrou fazer uma boa limpeza [em relação] ao ódio aos judeus» ao abordar os campos de concentração e a «solução final» idealizada pelo ditador nazi.

«Não sinto nenhum remorso», assegurou Kris Sol, outro dos antigos nazis entrevistados, acrescentando inclusivamente que «Hitler fez o correcto para manter a pureza da raça».

Perante as declarações recolhidas a reacção do director do documentário, Joost Seelen, começou por referir que os ex-oficiais «não tinham nada a perder» ao prestarem declarações, pois «aperceberam-se que seria a última oportunidade para contar a 'sua' verdade».

E prosseguiu: «Surpreendeu-me o facto de terem falado de forma tão dura e directa, insensíveis perante o que estavam a explicar».

A transmissão do documentário está inserida nas comemorações - a 4 de Maio -, em memória das vítimas holandesas na Segunda Guerra Mundial.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário