terça-feira, 26 de abril de 2011

Monges budistas são analisados durante meditação


O que se passa na mente de um monge?
Desde 2008 que um especialista está a estudar o cérebro dos monges a meditar com ressonância magnética
A prática é ancestral, mas ainda ninguém se tinha lembrado de a estudar profundamente. Zoran Josipovic, neurocientista e professor na Universidade de Nova Iorque, interessou-se pelo tema e, desde 2008, tem registado o que acontece na mente de monges budistas tibetanos durante a meditação. O registo é feito através de ressonância magnética e o seu estudo poderá vir a ajudar na cura de algumas doenças, como depressões ou estados de infelicidade. "Uma coisa que a meditação faz para aqueles que a praticam muito, é cultivar capacidades de atenção", diz o especialista, acrescentando que essas capacidades, se bem aproveitadas, podem ajudar a conduzir a uma forma mais tranquila e feliz de estar.

Zoran Josipovic utiliza um scanner - que rastreia o fluxo sanguíneo na cabeça dos monges durante o exercício - para compreender como é que o cérebro se reorganiza nessa altura. "A pesquisa da meditação, especialmente nos últimos dez anos, mostrou ser bastante promissora já que aponta para a capacidade do cérebro mudar e optimizar-se, de uma forma que antes não sabíamos ser possível", afirmou Josipovic, citado pela BBC.

As redes neurais dos praticantes experientes, quando estão relaxados e em estado de unidade, alteram-se à medida que diminui a barreira psicológica entre eles e os seus ambientes. E esta reorganização no cérebro pode levar àquilo que alguns praticantes afirmam ser um estado de profunda harmonia entre a pessoa e o seu ambiente, esclareceu o especialista.

fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário