segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nuvem de poeira do Saara atingiu Portugal


Portugal foi atingido, na semana passada, por "um dos mais intensos" episódios de aerossóis do deserto do Saara da última década, provocando um acentuado decréscimo da visibilidade e o agravamento da qualidade do ar, foi hoje revelado.

"Esta foi uma das maiores plumas de poeiras do deserto da última década, em Portugal. Não a maior, que foi em 2004, mas foi uma das mais intensas", frisou hoje à Agência Lusa Frank Wagner, do Centro de Geofísica de Évora (GCE).

A elevada concentração de aerossóis provenientes do norte de África, do deserto do Saara, foi medida pelo sistema RAMAN LIDAR (Light Detection and Ranging) instalado no CGE, que pertence à Universidade de Évora.

Trata-se de um equipamento único em Portugal, que permite medir o perfil vertical dos aerossóis, e que integra, além de uma rede ibérica, a rede europeia EARLINET (European Aerosol Research LIDAR NETwork).

Os aerossóis são partículas pequenas e sólidas, de composição química diversa, suspensas na atmosfera e que, pela sua grande capacidade associativa, atuam como núcleos de condensação para a formação de nuvens.

As observações feitas através do LIDAR, explicou o investigador alemão Frank Wagner, mostram que "a intensa pluma de poeiras do deserto que chegou a Portugal" se situou "entre a superfície e pouco mais de quatro quilómetros de altitude".

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário