sábado, 30 de abril de 2011

Tornados nos EUA mataram pelo menos 214 pessoas


A mais grave vaga de tornados dos últimos 40 anos nos Estados Unidos terá vitimado pelo menos 214 pessoas em vários estados do sudeste do país.


Alabama é o estado mais atingido, com registo de pelo menos 131 mortes. A cidade de Tuscaloosa, de 83 mil habitantes, foi parcialmente destruída por um gigantesco tornado, considerado por um meteorologista citado pela BBC como «o pior na história do estado». Mais de 2.000 soldados participam em operações de socorro.

O Presidente Barack Obama declarou o estado de emergência em sete estados da região. O Mississippi e o Tennessee contabilizam mais de 30 mortes cada, e milhares de edifícios destruídos.

Há quase um mês que os Estados Unidos são assolados pelo fenómeno, mas a situação agravou-se na última semana, com registo de mais de 300 tornados desde sexta-feira.

Nas últimas horas, o centro da instabilidade atmosférica deixou o sudeste do país e deslocou-se para o leste e o nordeste. Geórgia, as Carolinas e a Virgínia encontram-se sob alerta de tornado. A região da Nova Inglaterra, que inclui o estado de Nova Iorque, está sob aviso de tempestade.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário